5 provas definitivas de que cabelo cacheado não dá trabalho

Mais um dia na vida de uma cacheada. Você está desfilando pelas ruas, seguindo a sua rotina, eventualmente alguém vai lhe abordar para comentar sobre o seu cabelo. Os comentários são mais ou menos assim:

Nossa, que lindo o seu cabelo. Que diferente. Mas deve dar um trabalho, né? O meu eu alisei porque dava muito trabalho.

E é nesse momento que eu fico com dó da pessoa. Veja bem, eu não estou falando de você que não gosta de cabelo cacheado, que alisou porque quis e está bem resolvida com isso. Mas se você gosta dos cachos, acha lindo, mas aderiu à progressiva em nome da praticidade, meu bem, você foi enganada.

Aqui estão cinco fatos que provam definitivamente que cabelo cacheado é o que há em matéria de praticidade.

Não precisa lavar todos os dias


Essa é a liberdade que vai libertar a sua vida. Por muito tempo a mídia falou de moda e beleza usando o cabelo liso como padrão para todo tipo de cabelo. Isso criou alguns mitos, como o da quantidade de produtos para passar no cabelo (tamanho de uma ervilha? moeda de cinquenta centavos?) e a orientação de lavar os cabelos todos os dias.
Alicia Keys. Foto: Autor desconhecido. Sabe de quem é essa foto?
O cabelo cacheado tende a reter alguma oleosidade natural na raiz, que não desce para o comprimento do fio. Essa oleosidade natural não é ruim, ela nutre o cabelo. Claro que depois de duas horas de academia você provavelmente precisa lavar isso aí. Mesmo assim, convém usar produtos menos agressivos (shampoo sem sulfato) e fazer a lavagem de forma mais gentil, massageando o couro cabeludo, mas sem ensaboar o cabelo todo, por exemplo, para não ressecar o fio.

Outra fica que vai mudar a sua vida é: abrace o volume. Cabelo cacheado é naturalmente volumoso, e isso é lindo. Já observou a quantidade de produtos e cortes que existem para dar volume aos cabelos? Bom, você não precisa disso. Só precisa acreditar que seu cabelo é lindo como ele é. Na minha adolescência eu andava por aí com o cabelo sempre molhado, usava um quilo de creme por semana para deixar o cabelo ~comportado, no lugar, sem frizz~. Até que eu aprendi a amar o volume. Sabe aquelas fotos da Tais Araujo com aquele cabelão maravilhoso? Pode ser você. Sai dessa neura e se joga!

Cuide dos seus cachos no conforto do seu lar


Não sei se alguém gosta, mas pra mim coisa muito irritante é ir no salão. Conheço pessoas que vão toda semana fazer escova, ou que de tempos em tempos precisam sacrificar um dia para dar manutenção na progressiva. Ai, que preguiça disso!


Esse momento de cuidado é faz muito bem para a autoestima. Cada vez que eu faço esse pequeno "ritual", meu amor pelos cachinhos aumenta. E o melhor é que eu posso fazer isso ouvindo as minhas músicas, lendo meus livros, vendo minhas séries, completamente desnuda, e sem ter que aturar conversinha de salão.

Secador de cabelos não é um item obrigatório


Sabe aquela rotina diária de lavar o cabelo, usar secador, eventualmente uma pomada para dar volume, chapinha na franja.... então, não temos. Depois de finalizar os cachos, as cacheadas abaixam a cabeça e retiram o excesso de água com movimentos de baixo pra cima, em direção ao couro cabeludo. Depois balançam o cabelo e deixam os cachos secarem naturalmente. É um processo no qual os cabelos vão do lindo para o mais lindo ainda.
Foto: Manuella Nejaim
Existe um acessório chamado difusor, que é indicado para as cacheadas que querem usar o secador, mas o fato é que cacheadas não precisam se preocupar em ficar parecendo um cachorro molhado se optarem não usar o secador.

Vale lembrar que, mesmo usado corretamente, o secador de cabelos agride tanto os fios como o couro cabeludo. Quem tem o costume de usar precisa caprichar na hidratação e usar protetores térmicos para se proteger do jato quente.

Não precisa de penteados elaborados


Hoje em dia as celebridades cada vez mais apostam no cabelo "natural" para os red carpets, mas essa moda ainda não chegou ao Brasil. Cada formatura, casamento, baile de debutante, enfim, cada ocasião especial demanda uma ida ao salão para que um profissional habilitado faça uma escultura no seu cabelo. Nem que seja para deixar com aquele look "natural".
Com o papai. Foto: Andress Ribeiro
Bom, a menos que você queira variar um pouco o visual, seus cachos soltos ao natural vão fazer tanto sucesso quanto qualquer penteado que o seu dinheiro possa pagar. Esse tem sido o meu look para festas nos últimos dois anos e meio - incluindo o meu casamento. Nessa ocasião, o que fez toda a diferença foi a coroa que usei como acessório.

Por falar em acessórios, se o cabelo cacheado por si só já causa uma impressão, o uso de acessórios podem deixar o visual ainda mais maravilhoso. Presilhas, flores, lenços, turbantes, tiaras... E se quiser sair com aquele visual bagunçadinho também fica um charme.

Você já acorda com cara de diva


Quase sempre, a minha resposta para "Deve dar muito trabalho, né..." varia entre "Ah, é que eu lavei hoje/ontem" e "Que nada, acordei assim". Sabe quando você vê um comercial da Pantene, com a Gisele Bündchen exibindo seus cabelos ondulados que nem parecem de verdade e depois dizendo que o cabelo dela é lindo daquele jeito porque ela usa Pantene? Sabe a cara que a gente faz quando ela diz isso? É mais ou menos essa a incredulidade das pessoas, mas gente, é verdade verdadeiríssima.
Taís Araújo. Foto: Sergio Zalis/Globo/Divulgação

Não existe nada mais luxuoso do que a beleza natural. Sabe aquela que o dinheiro não compra? Seu cabelo é edição limitada - ninguém tem igual. E ele não precisa ser igual ao de nenhuma outra pessoa para ser lindo. Você só precisa 1) amar o seu cabelo com todo a sua textura, seu volume, suas curvas e seu temperamento e 2) aprender a cuidar dele do jeito que ele precisa e merece. Não existe nada prático do que o look "acordei assim".

Um comentário:

  1. Opaaaa... Agora sim. ;)

    Não tinha paciência com o volume do meu cabelo, eu só o mantinha preso.
    De certa forma, alisar pra mim foi uma libertação.
    Dá trabalho também, mas pelo menos agora consigo mantê-lo solto.

    Mas acho lindo cabelo anelado, com volume, nos outros.
    Em mim, não deu, rs.

    ResponderExcluir