Bibliofilia: colecionando livros

Não vivemos em uma cultura que incentiva este hábito, embora o aprecie. É comum encontrar pessoas que não gostam de ler, ou não possuem o hábito por qualquer motivo, mas que têm muita estima por aqueles que leem. Daquelas coisas que a gente admira nos outros, mas não tem coragem de colocar em prática.

Livro esquecido por pessoa desapegada avoada. Já pensou se chove? Foto: Julio Cezar
Conheço pessoas que amam ler, e de fato são leitores vorazes. Mas não sentem nenhum apelo especial na posse dos livros. Os livros que compram ou ganham, depois de lidos, são vendidos, doados ou trocados por livros novos. Admiro esse desapego, mas também não é o meu caso.

Uma moda que tem crescido ultimamente é de livros e estantes que servem como item de decoração. Sejam livros de verdade ou de mentira. Há quem compre livros por achar bonito, pra causar um impacto visual, para passar a impressão de intelectualidade, mas que de fato não pratica a leitura. Nove em cada dez estantes em que os livros são organizados pela cor da lombada pertencem a não leitores.
É lindo!! Mas não é funcional, né? :/
Meu relacionamento com os livros é um tanto peculiar. Eu gosto de ler, gosto muito. Mas não apenas isso. As peculiaridades da tradução e da edição, a qualidade do papel, a tipografia, o design da capa são coisas importantes para mim. Não apenas o conteúdo, mas tudo o que diz respeito à forma.

Também gosto de colecionar. Gosto de ter todos os livros de um autor, de preferência em uma mesma edição. Meu amor eterno às editoras que mantém a estética padronizada ao lançar vários livros de um mesmo autor. Gosto de colecionar temas e assuntos e de garimpar sebos. Gosto desse trabalho que dá manter uma biblioteca particular.

Quando eu falar sobre um livro específico, não vou falar tanto sobre a história, mas sobre a experiência de leitura: sobre o papel e a diagramação, sobre o estilo de escrita do autor, sobre como eu me senti durante a leitura e o qual foi o impacto na minha vida. É assim que eu me relaciono com os livros: com todos os sentidos, nos transformando um ao outro.

E você, qual é o seu relacionamento com os livros?

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. <3 sou dessas tb... apegadas, que gosta de colecionar.
    E vou te contar que se fosse viável eu colocaria os livros todos por cor, mas optei por colocar só os livros não lidos. Kkkk

    Estou bem na sua vibe também. Quase não conto mais sobre a história (rara algumas vezes). Quem quiser, lê a sinopse.

    Bjins

    ResponderExcluir