#Recomendo 1

Nossa primeira semana foi curta e com assuntos bem variados. Começamos o blog falando sobre o ato da escrita em blogs. Imediatamente já estávamos falando de livros e das diferentes formas como as pessoa se relacionam com os livros e a literatura, iniciando o conceito de Bibliofilia. Na quinta-feira o nosso assunto aleatório foi cabelos, mais precisamente, cabelos cacheados e sua praticidade. Sexta-feira iniciamos o assunto organização aqui no blog.


Se você ficou muito interessado em um desses assuntos e quer ler mais, eu tenho algumas recomendações.

  • Sobre escrita ou leitura, recomendo o blog da Companhia das Letras, onde escrevem vários autores, tradutores e funcionários, inclusive o editor-chefe da Cia em uma coluna semanal. Eles falam sobre escrita, leitura, literatura, mas o mais legal (eu acho) são os posts sobre o processo de criação de um livro <3
  • Assunto encerrado é uma coleção de ensaios de Italo Calvino sobre as relações entre literatura e sociedade no decorrer dos anos, e a forma como uma interferiu na outra. Leitura recomendada para quem se interessa pelo assunto, com um aviso: é denso (mas vale a pena).
  • Por falar em Italo Calvino, o livro Mundo escrito e mundo não escrito fala sobre o outro lado da moeda, o relacionamento entre escrita e escritor. Está na minha lista de desejos #ficadica

Se você quer saber mais sobre como cuidar dos cachos, temos blogs, vlogs, grupo no Facebook, aplicativo...
  • O Cacheia é um blog para crespas, cacheadas e em transição (quem fez progressiva e quer voltar a ser cacheada). Tem vários textos sobre como cuidar do cabelo, resenhas de produtos, dicas de penteados e várias informações legais sobre os métodos low poo e no poo.
  • Quem tem interesse em low poo e no poo pode se beneficiar do grupo no Facebook.
  • Uma ferramenta maravilhosa pra quem faz low ou no poo é o aplicativo lowenopoo. Além de textos informativos sobre os métodos, tem uma busca de componentes, onde você pode escrever o ingrediente de um produto, e ele diz se é permitido em low/nopoo. Você pode usar no supermercado, na farmácia...
  • Hoje não faltam vlogs sobre cachos. Recomendo seguir pelo menos um canal de alguém que tenha um padrão de cachos parecido com o seu.
    • O da Rayza Nicácio é um dos mais famosos, mas não tenho visto tanto porque ela anda falando muito sobre vida pessoal e pouco sobre cabelo... Mas ela tem vídeos mais antigos muito bons que ensinam técnicas básicas de finalização.
    • A Daianne Possoly é uma ruiva cacheada linda que ensina vários penteados bacanas
    • A quase xará dela, Dayany Spiridon, tem várias receitas caseiras
    • Mas meu canal favorito é o da Gill Viana (Coisas de uma cacheada). Pra mim ela é muito didática, dá muitas dicas de hidratação, finalização, produtos, e o mais importante: não fica de conversinha, vai direto ao assunto.

Existe muita coisa na internet sobre organização, mas a maioria está relacionada a organização da casa, decoração, vida doméstica. Aqui no blog esses assuntos não se misturam. Se você já procurou sobre o assunto e ficou com essa frustração, eu tenho algumas indicações.
  • O melhor blog sobre o assunto hoje no Brasil é o Vida Organizada, da Thais Godinho. Ela tem certificação em GTD, um método de organização pessoal.
  • Inclusive, também recomendo muito o método e o livro que ensina como aplicar, recentemente republicado no Brasil como A arte de fazer acontecer.
  • Outro livro muito bom nessa área é O poder do hábito, especialmente se você, como eu, tem mania de começar um negócio e não terminar.

Tem alguma indicação nesses assuntos? Escreva aí nos comentários.

0 comentários: