Tornando-se Organizado

A maioria das pessoas que eu conheço se define como desorganizada, bagunceira, caótica. Todos os dias alguém anuncia no Facebook que algum pesquisador fictício descobriu que esses traços de desordem, bagunça, falta de capricho são bons para alguma coisa. "Bagunça estimula a criatividade". "Letra feia é sinal de inteligência". Já a organização ganha aspectos negativos no estereótipo popular. Logo se relaciona a alguma doença psicológica, neurose, obsessão.

Parece organização, mas na verdade é uma bagunça metódica.
Bem lá no fundo, ninguém é capaz de negar, a não ser pelo prazer da teimosia, que gostaria de ter uma vida organizada. Mesmo assim, é incrível a quantidade de desculpas e justificativas que inventamos para evitar o esforço da organização. Seja o mito da criatividade, ou até mesmo o "desculpe a bagunça, a gente vive aqui".

Não se vive aqui. Se sobrevive, no máximo.
Por trás do "eu amo essa bagunça aqui" e do "minha bagunça é organizada" existe uma mente cansada e rendida pelo stress, que não sabe por onde começar e, portanto, já desistiu de colocar um pouco de ordem na sua vida. Rendida, a pessoa bagunceira pensa em si mesmo como um caso perdido. Sou bagunceiro e não consigo mudar, faz parte da minha personalidade.

Quando você vive em meio ao caos, parece que o preço a se pagar é muito grande, e que logo tudo estará caótico novamente. Acontece que organização não é o que você faz no dia da faxina, mas como você vive todos os dias.

Organização exige disciplina, (ah, mas eu não tenho disciplina....) e disciplina é algo que se aprende com a prática. É muito mais fácil manter a ordem do que transformar o caos em ordem, da mesma forma que é muito mais fácil fazer uma pequena limpeza diária de uma hora do que dedicar doze horas a um dia da faxina.

Existem pessoas que têm a ordem em sua natureza. Seja porque nasceram assim, foram criadas assim, ou uma combinação das duas coisas, para algumas pessoas é mais fácil ser organizado. Mas isso não significa que isso seja impossível para as demais. Só demanda mais esforço. Você não nasceu organizado. Torne-se organizado.

0 comentários: