6 livros clássicos que não são chatos

Livros clássicos são obras importantes, que influenciaram e influenciam a sociedade que a eles tem acesso. Existem vários critérios para que um livro seja considerado "clássico". Há aqueles que representam a cultura de uma determinada sociedade em determinada época. Outros que trazem lições que nunca perdem a validade. Na literatura é comum considerarmos clássicos obras-chave que representam algum estilo literário. Sabe aqueles livros que lemos na escola quando estudamos sobre literatura brasileira e suas fases?

É daí que os clássicos pegam a fama de chatos. Porque somos obrigados a ler boa parte deles na escola, e fazer leitura por obrigação é algo meio chato, mesmo. Mas também porque são livros antigos, que contém não apenas um modo de escrever diferente, eles usam palavras que muitas pessoas hoje não usam mais e sequer conhecem.

Confesso que alguns livros considerados clássicos são uma leitura bastante aborrecida para mim (existe alguém que gosta de Dom Casmurro?), por causa do estilo arrastado ou simplesmente porque não me interesso pelo enredo. Por outro lado, existem clássicos muito divertidos e interessantes e que eu recomendo até mesmo para quem não tem o hábito de ler, mas quer adquirir. Só não pode ficar com preguiça só de olhar, esses livros costumam ser compridos... Estes são alguns dos meus clássicos favoritos.
A maioria dos clássicos da língua portuguesa ainda carece de edições decentes. Hello, editoras, #ficadica

Os três mosqueteiros

Se você não rir alto nas primeiras cinco páginas, eu devolvo seu dinheiro de volta. É uma comédia deliciosa, cheia de aventura, conspiração e lutas de espadas. O que há para não gostar?

Dom Quixote

Todo mundo conhece aquela história maluca dos moinhos de vento, mas esse é só um capítulo da saga desse maluco, e nem é o mais legal. A minha história preferida é a do quadrado amoroso envolvendo um louco, um duque, uma donzela e a princesa Micomicona.

O cortiço

Um clássico nacional com personagens muito diversos e bem construídos. Como um bom cortiço, contém várias histórias paralelas que se cruzam e entrelaçam a todo momento.

O corcunda de Notre Dame

Outra história que a maioria de nós conhece superficialmente, mas que merece ser lida por inteiro. Não se contente com a versão da Disney, a história original é muito mais emocionante.

Senhora

Amor e vingança rendem as melhores histórias. Essa é uma história tão boa que já virou filme, novela, e mais de uma vez. Esse livro tem uma escrita tão leve e fluida, até parece que foi escrito ontem.

Amor de perdição

Também virou filme e novela essa história que muito se assemelha à de Romeu e Julieta, só que esta escrita em prosa (você sabe que R&J é um teatro, né?) e situada em Portugal. É muito romântica, fica o alerta para quem sofre de diabetes literária.

Exemplares disponíveis para empréstimo na nossa biblioteca :}
Caso você já tenha lido algum desses na escola e torceu o nariz, recomendo uma releitura. Perdemos muita coisa interessante ao fazer uma leitura por obrigação, sem interesse real. Você tem um clássico bacana para indicar? Deixa a dica nos comentários!

0 comentários: