Inverno elegante

Pijama, meia e crocs. O inverno divide a população entre as pessoas que consideram esta a estação mais elegante e aquelas que não conseguem pensar em elegância quando estão usando tudo o que têm no guarda-roupa ao mesmo tempo.

Eu moro no sul há quase vinte anos (eita!) e por causa da minha profissão e compromissos sociais tive que aprender a não colocar desculpa na estação para andar deselegante. O dress code da minha vida é bastante exigente e por isso eu tive que aprender a aliar conforto, elegância e orçamento apertado. 

Vou dividir com vocês algumas dicas fundamentais para não passar frio nem vergonha. Quero deixar um alerta aqui que quando eu falo em frio, estou falando em temperaturas de um dígito ou negativas. Pode ser que alguma dica não se aplique a você, mas alguns princípios podem ser úteis pra quem sente frio aos 20ºC.

Casaco poderoso

Chata de doer, mas umas roupas maravilhosas

Um bom casaco é fundamental. Dê preferências para fibras naturais como lã e algodão. Se na sua região venta muito, um tecido sintético na camada externa pode fazer um bom trabalho para impedir que o frio penetre, mas é a fibra natural que vai lhe manter aquecido, podendo até dispensar as três ou quatro blusas.
Usar um bom casaco vale muito a pena quando os ambientes fechados onde você vai transitar são aquecidos ou nos lugares em que realmente só faz frio quando não há sol. É muito desagradável andar por aí carregando quatro camadas de roupas porque a temperatura subiu durante o dia, um bom casaco não atrapalha tanto.

Camada dupla

Você não precisa se empacotar com quinze camadas, mas não saia no frio sem uma camada dupla. A camada interna é responsável pelo aquecimento. Pode ser uma blusa fina de algodão com mangas compridas, pode ser um tecido térmico tecnológico, daqueles usados para esportes, a depender da sua necessidade. A camada externa é para proteção contra o frio que vem de fora e para não deixar o calor escapar.
A camada interna não precisa ser bonita - pode ser até o pijama, pode ter furo embaixo do braço - mas talvez você queira algo mais arrumadinho caso a temperatura aumente. A camada externa também não precisa ser necessariamente uma roupa quente - claro que isso depende do frio, né?
Se você está em um lugar realmente frio, vale a pena investir em roupas com proteção térmica. São caras e não é preciso ter muitas peças, mas elas realmente fazem a diferença e diminuem o número de camadas que você vai precisar para se sentir aquecido e confortável.

Meias calças

Calças compridas parecem a escolha óbvia para os dias frios - não tão óbvia para os dias mais frios. Nem toda calça comprida permite o uso da sua maior aliada no inverno: a meia calça. Se você achou isso estranho, tenho uma informação importante: nem toda meia calça é meia fina. Procure por meias com fio 40, 60, 80, eu tenho até 120. Também é possível encontrar meias e leggings de lã. Elas podem ser usadas sob calças compridas? Com certeza, até o limite em que a calça vai caber. Mas você também pode usar inúmeras camadas de meias embaixo de um vestido ou uma saia.

Do pescoço pra cima

A louca dos lenços <3

Muita gente se preocupa em manter o corpo quente e esquece de proteger as extremidades, principalmente o pescoço e os ouvidos. Os acessórios de inverno não podem ser esquecidos: cachecóis, luvas, toucas. Para quem não suporta colocar nada na cabeça, até mesmo um lenço de tecido pode aquecer com muita eficiência, inclusive as orelhas, criando, ao mesmo tempo, um efeito visual bonito e elegante.

Seu estilo

Não importa qual é a estação, certifique-se de estar confortável e gostar do que veste. Você não precisa ser elegante porque é inverno, ou usar pouco pano porque é verão, se isso não faz com que você se sinta bem. Se você não faz o tipo elegante clássico, mas prefere se vestir de forma mais romântica, esportiva, ou mesmo com a roupa mais prática possível, sem se importar com como se parece - se isso não lhe incomoda, nem atrapalha a sua vida, por que se incomodar em ser elegante justo no inverno? Seja você, seja feliz, não passe frio!

Pantufas: o sapato oficial do conforto

0 comentários: