Organização e ansiedade

Você olha para as roupas despencando do guarda-roupa, a pilha de textos da faculdade que precisam ser lidos, bate aquele desespero: preciso me organizar! Faz promessa no ano novo, compra livros de métodos, compra pastas e caixas organizadoras, mas parece que tudo volta ao mesmo lugar, ou pior, a tentativa de organização gera uma bagunça ainda maior.

O que é organização?

Organização não é colocar tudo em caixas. 

O nome disso é mudança. Se você precisa usar uma coisa o tempo todo, guardá-la em uma caixa é um convite à bagunça. Em algum momento essa coisa não vai voltar pra a caixa - porque você vai usar daqui a pouco, porque dá trabalho guardar pra depois ter que tirar de novo, porque você esqueceu ou estava usando e de repente teve que fazer outra coisa e demoraria muito pra guardar. Pronto, bagunça. Caixas podem ser úteis. Esconder a bagunça dentro de caixas bonitinhas não é organização, é simulação.

A dificuldade pra comer essa sopa "na ordem certa". Se está criando problemas, não é organização.


Organização não é obsessão.

O nome disso é transtorno obsessivo-compulsivo, é uma doença que precisa de tratamento. Dizer que organização é TOC é uma forma hostil de impedir que alguém desenvolva um comportamento saudável. Suavizar o TOC como se fosse apenas uma mania de organização é permitir o sofrimento de uma pessoa cujo problema não está sendo adequadamente confrontado.


Organização não é faxina.

Faxina é aquela geral que a gente dá quando a situação está ficando insuportável. Pode ser uma etapa no processo de organização - de vez em quando, e com certa regularidade, a gente precisa de uma faxina. Não só na casa, na vida como um todo. Faxina nos compromissos assumidos, no peso que está sobre os ombros, na rotina que você tem seguido - ou na falta dela. Mas a faxina termina, e se nenhuma providência for tomada, em breve será necessário fazer outra. Isso não é organização.

Quem deve controlar a ordem é você. Se for o contrário, procure ajuda.

Organização não é perfeição.

Porque a perfeição não é possível. A perfeição gera ansiedade. A busca pela perfeição é paralisante, impede que você faça, produza ou funcione. Acaba funcionando como um nome sofisticado para a procrastinação, ou uma desculpa interessante para adiar o enfrentamento de problemas. Não adianta arrancar os cabelos porque a sua rotina mudou e a vida ficou de pernas pro ar. Muita calma nessa hora: tire um tempo para se reorganizar.


O que é organização, afinal?

Organização é um processo constante de facilitação da vida. É ordenar as coisas, as rotinas, a vida, de um modo que faça sentido para você. Uma vida organizada é uma vida funcional. Pode exigir algum esforço, a criação de alguns hábitos, a responsabilidade de levar a cabo aquilo que você iniciou, mas não pode ser um esforço tamanho a ponto de dar preguiça. São pequenos esforços que vão se integrando à sua rotina, e que ficam cada vez mais leves conforme se percebe os benefícios. A faxina se torna mais espaçada, leva menos tempo, dá menos trabalho. A ansiedade pelas coisas que não foram feitas dá lugar ao tudo tem seu tempo. Organização é calma.

0 comentários: