4 aplicativos para estudar em qualquer lugar

Quando descobrimos que o mundo poderia caber na palma das mãos, não desgrudamos mais dessa pecinha tecnológica que chamamos de celular. Foi inventado para falar com as pessoas, mas passou a ser usado para ouvir música, tirar fotos, acessar as redes sociais e tudo o que a internet oferece, assistir vídeos, se distrair com jogos...

Aproveitando a onda, muitas plataformas educativas online providenciaram os seus aplicativos, facilitando a vida de quem estuda, acompanhados por outras plataformas que só existem nas telinhas dos smartphones. Hoje é possível estudar todo tipo de coisa apenas com um aparelho celular. Isso é maravilhoso porque é uma tecnologia mais acessível, possibilita que ferramentas bacanas cheguem a lugares onde um computador não chega.

Para estudar idiomas



Existem centenas de aplicativos para estudar idiomas, mas o meu favorito entre todos é o Duolingo. Para quem fala português, estão disponíveis os idiomas inglês, espanhol, francês e alemão; em breve haverá também o curso de italiano. Essa é a ferramenta mais completa entre todas as que eu já testei. Ela exercita leitura, escrita, compreensão e fala (sim, tem exercícios de fala e o software de reconhecimento de voz deles é muito bom), e não para na memorização de vocabulário, mas ensina também a gramática, especialmente a sintaxe (o modo como as palavras formam uma frase).

Para estudar música



Encontrei o aplicativo perfeito de teoria musical e ele se chama Ouvido Perfeito 2 (disponível apenas para Android). Contém textos explicativos sobre intervalos, escalas, acordes, ritmos, mas o melhor são os exercícios: de percepção musical, imitação rítmica, leitura de pauta, canto de notas... É um aplicativo muito completo e com muitos exercícios mesmo na versão gratuita, podendo adquirir mais exercícios e até personalizá-los na central de aprimoramento.

Para aprender várias coisas



O Memrise é uma ferramenta bem conhecida, foi a primeira que eu usei para o estudo de idiomas. Ele é muito bom para adquirir vocabulário e para aprender outras coisas que dependem da memória. No Memrise eu aprendi as capitais de todos os países (e consequentemente os nomes e localização geográfica de todos os países), as principais peças de música clássica e seus compositores, as principais obras de literatura, com seus autores e a primeira frase do livro (é, nem tudo é conhecimento exatamente útil, mas eu queria saber). Os cursos são criados pelos usuários, então sempre tem um curso novo e diferente para ensinar uma coisa nova ao seu cérebro.

Para aprender qualquer coisa



Nada como uma biblioteca. Além do aparelho próprio em diversos modelos, o Kindle é um aplicativo gratuito para smartphone. Para quem não tem dinheiro ou espaço para adquirir livros físicos, a versão digital costuma ser bem mais barata e não precisa ocupar espaço nem tirar poeira. Muitas vezes esquecemos de colocar um livro na bolsa - ou nem dá pra levar - mas o celular está sempre à mão para nos socorrer e tornar uma fila tediosa em um tempo bem aproveitado.

O que você quer aprender? Matemática, yoga, finanças, libras... também tem estudado pelo celular? Quais aplicativos está usando? 

0 comentários: