Que poo é esse? Cuidando dos cabelos com pouco ou nenhum shampoo

Hoje eu vou explicar direitinho como eu cuido dos meus cabelos com os métodos pouco shampoo e sem shampoo. A gente costumava chamar de low poo e no poo, mas a marca Deva Curl resolveu patentear os nomes das técnicas e proibiu todo mundo de usar esses nomes sem a autorização dela, então a gente inventa outros (e elimina os produtos da marca da listinha de desejos).


A ideia é procurar uma forma menos agressiva de tratar os cabelos, preservando a hidratação natural dos fios através do uso de substâncias menos agressivas para os cabelos. Foi criada para os cabelos cacheados e crespos, que são mais frágeis, mais secos, com maior dificuldade de permanecer hidratados, mas as pessoas com cabelos lisos, ondulados e alisados também tiram proveito desse jeito diferente de cuidar do cabelo, embora o façam um pouco diferente.

O método Pouco Shampoo usa shampoos com detergentes menos agressivos e com lavagens mais espaçadas. Quer dizer que a gente deixa de lavar todo dia e lava com um shampoo menos potente.

Pouco Shampoo quer dizer essencialmente que vamos deixar de usar shampoos com sulfatos. Esse detergente é o agente principal da maioria dos shampoos no mercado, geralmente é o primeiro ingrediente listado no rótulo. Seja Sodium Lauryl Sulfate, Sodium Laureth Sulfate ou outro nome, se tem Sulfate, é um detergente muito agressivo pra usar no seu couro cabeludo - o mesmo detergente usado para lavar louças, por exemplo.

Mas se o sulfato é agressivo e irrita a pele, por que ele é usado em cosméticos? Porque são baratos e alguns ingredientes de outros produtos que a gente coloca no cabelo só saem com detergentes potentes. São os derivados de petróleo (petrolatos e parafina) e óleos minerais. Quer dizer que se você vai parar de usar sulfatos, tem que parar de usar esses produtos que só saem com sulfato, senão o cabelo fica sujo, né?


As meninas que cuidam do cabelo Sem Shampoo fazem exatamente o que o nome sugere: não usam shampoo, e lavam os cabelos com condicionador, mesmo. Mas funciona? Alguns condicionadores contém agentes detergentes leves, outras pessoas acrescentam anfóteros no condicionador. Hoje em dia já encontramos nas prateleiras os co-washes que são condicionadores feitos para quem vai lavar o cabelo com eles.

A sujeira do dia a dia - poluição, suor, oleosidade natural do cabelo - sai com facilidade com os detergentes mais leves, encontrados no condicionador. No entanto, quem não vai usar shampoo não pode colocar no cabelo silicones insolúveis em água, além daqueles produtos que só os detergentes agressivos conseguem remover. Aqui fica mais difícil saber se um produto pode ser utilizado só olhando o rótulo. Para ajudar,existem alguns aplicativos que indicam se uma substância é permitida ou proibida para quem usa pouco ou nenhum shampoo.


Antes de iniciar qualquer uma das técnicas é importante fazer uma bela lavagem com detergente forte para retirar os resquícios de cosméticos que não sairão com pouco ou nenhum shampoo. Algumas pessoas abandonaram o shampoo de vez e são felizes. Eu uso um shampoo leve umas duas vezes por mês. Shampoo com sulfato é emprestado do marido quando há alguma emergência: e se cair um negócio no cabelo que só sai com sulfato? Aí a gente faz aquela lavagem agressiva e capricha na hidratação em seguida pra recuperar os fios. 

Quer saber o que estou usando agora? Ah, isso é outro post...

0 comentários: