Mudança ou O que nós fizemos no nosso feriado

Mudança é ótimo quando termina, né? No último feriado mudei do sobrado onde morava para um apartamento. Quero aproveitar o momento para compartilhar algumas dicas de quem já fez todo tipo de mudança. Já mudei de andar no mesmo prédio, já mudei de prédio na mesma cidade, já morei em casa, apartamento e em cantinho improvisado, já mudei de cidade, de estado, só não mudei de país... ainda.

Pra quem nunca soube o que é colocar todos os seus pertences num caminhão e partir - pausa dramática - a mudança pode ser um pesadelo pior do que o necessário. Não existe mudança maravilhosa. A melhor das mudanças é aquela em que você contrata uma empresa pra fazer tudo por você, mesmo assim nem tudo será perfeito e o seu bolso sofrerá horrores.

Quando estou de mudança eu quero passar o menor tempo possível convivendo com a bagunça, por isso é importante ter uma boa prática no encaixotamento das coisas e saber onde cada coisa está. Eu prefiro fazer tudo de uma vez e descansar no final do que ter coisas encaixotadas três meses depois, mas esse é o meu jeitinho. 


As dicas abaixo são práticas que eu uso nas minhas mudanças. O que servir pra você, pode levar. Se tiver alguma dica bacana, pode deixar nos comentários, porque eu ainda não criei raiz aqui...


Meça todos os cômodos do imóvel novo e decida para onde vai cada coisa. Você pode usar sites como o Floor Planer para fazer uma planta baixa.

Com base nas medidas dos cômodos (e das portas), verifique o que não poderá levar e o que vai precisar comprar para a casa nova e comece a fazer orçamentos.

Aproveite para fazer um grande destralhamento: venda ou doe tudo o que não quiser levar para a casa nova. Acredite, no final de tudo você ainda vai descobrir que em mais coisas do que imaginava.

Comprar móveis pela internet costuma sair bem mais barato se você puder esperar um pouco mais pela entrega e tiver condições de montar ou pagar alguém para fazer isso.

Tenha um plano para as suas necessidades básicas. A mudança vai chegar depois de você? Vai precisar comprar uma cozinha nova? Ainda não ligaram a internet? Eu sabia que ficaria um tempo só com forno e geladeira na cozinha, por isso passei um fim de semana preparando refeições para congelar e aquecer no forno depois da mudança. Não importa qual é a sua necessidade, pense antes para não se arrepender depois.



Guarde primeiro os itens que você usa com menos frequência.

Como você já sabe para onde vai cada objeto, separe as caixas por cômodo de destino.

Existem várias formas de codificar a mudança para que tudo vá para o lugar certo. Escrever na caixa, em fita crepe, usar post-its, fitas coloridas... escolha o sistema que funcionar melhor pra você.

Mesmo que sobre um pouco de espaço, faça o possível para não misturar coisas de cômodos diferentes na mesma caixa. Não há nada mais desesperador do que precisar de um item específico e não fazer ideia de onde ele possa estar.

Fazer inventário de cada coisa caixa por caixa é ótimo para quem não tem mais o que fazer. Se você contratou alguém, exija o inventário. Se é o seu tempo que está em jogo, esqueça. Não vale a pena.

Guarde itens pesados, como livros, em caixas pequenas. É melhor carregar várias caixinhas de uma vez do que não dar conta de carregar uma caixa muito pesada e machucar as costas.

Se não quer gastar com plástico bolha e flocos de isopor, separe todos os lençóis, fronhas e toalhas para envolver as peças de vidro. Guarde em caixas amplas, espaçosas em altura, comprimento e profundidade.

Não desperdice espaço. Transporte as formas de bolo dentro do forno. Se possível, não esvazie as gavetas - transporte-as cheias e trancadas, ou vedadas com fita.

Se o conteúdo das gavetas for muito pesado ou frágil; se o móvel não fizer parte da mudança; se você achar que a fita adesiva pode danificar o móvel, transfira o conteúdo de cada gaveta para uma caixa separada. Caixas de sapato são ótimas para gavetas pequenas.

São ótimos para levar itens de vestuário: o interior da máquina de lavar, o cesto de roupa suja, malas e sacos de lixo. 

Cuidado para não confundir os sacos da mudança com os sacos que vão para o lixo. Use tamanhos ou cores diferentes, ou deixe para recolher o lixo quando a mudança já foi embora.


Os primeiros itens a instalar em uma casa são: a pia da cozinha, o chuveiro e a sua cama, com uma roupa de cama limpa, cheirosa e de boa qualidade. 

Quando for arrumar a casa, não fique desnorteado sem saber por onde começar. Foque em um cômodo de cada vez, a partir das suas prioridades. 

As minhas prioridades são: cozinha, quarto, banheiro, porque depois de tudo eu só quero comida, banho e cama <3

0 comentários: