Já nasce sabendo?

A criança não sabe falar ou andar, mas aperta os botões do controle remoto e desliza o dedo pelo celular com propriedade. Os adultos parecem impressionados e exclamam, "Eu não sei como ela aprendeu a fazer isso, parece que já nasceu sabendo". Mas ninguém nasceu sabendo. As crianças aprendem a lidar com a tecnologia assim como aprendem todas as coisas: observando e imitando.

É importante lembrar disso. Estamos sendo vigiados o tempo todo, nosso comportamento, ações, atitudes, palavras, tudo isso é absorvido pelas crianças à nossa volta. Enquanto elas tentam entender como o mundo funciona, são guiadas pelos adultos em sua vida. Isso não é informação nova, mas é bom lembrar.

Quer dizer que as crianças são um sinal importante da vida que estamos levando: a criança aprendeu primeiro a abrir um livro ou acender a tela do celular? como são as brincadeiras? quando ela brinca de ser mãe, o que é ser mãe para ela? A criança não nasce sabendo, mas ela começa a aprender muito antes do que se imagina...

0 comentários: