O que fazer sem gastar dinheiro?

Hoje em dia é difícil dizer que você faz alguma coisa sem gastar nada... sempre tem uma conta de internet, energia elétrica, alguma coisa que alguém já pagou pra você não ter que pagar. Sem contar que a maioria das coisas que a gente começa não gastando nada, quando se empolga, acaba tendo que colocar dinheiro... mas tem muita coisa que dá pra fazer sem assustar o escorpião que mora no bolso.



Por exemplo, dá pra pegar aquela grana que você gastaria comendo em restaurante e fazer a sua própria comida. Muita gente torce o nariz para a cozinha, mas encarando como um hobbie você pode encontrar prazer na culinária, ter uma alimentação mais saudável e economizar dinheiro.

Outra atividade que faz super bem é o voluntariado. Não é bom só para quem você ajuda. Você pode desenvolver uma habilidade importante para o seu crescimento profissional, ou simplesmente fazer algo que você gosta para ajudar outras pessoas. Você também pode doar as suas horas para fazer algo sem nenhum interesse, e ainda assim vai ganhar relacionamentos, empatia, inteligência emocional...

A corrida é uma opção barata para quem está precisando se mexer, principalmente se você já tem um bom tênis. A maioria das cidades tem parques e pistas de corrida, além das corridas de rua, muitas delas com participação gratuita. Quer se exercitar, mas não curte essa agitação toda? Talvez yoga seja a sua resposta.

Talvez fazer algo mais artístico... Desenhar? Escrever? Lápis e papel ou, se você for digital, uma conexão com a internet e o aparelho que você está usando para ler esse texto. Mais fácil do que escolher exatamente o que fazer para liberar aquela veia artística bloqueada na infância. Caligrafia, poemas, contos, retratos, origamis... papel + caneta = um milhão de possibilidades.

Você busca desenvolver uma paixão ou desafiar-se a tentar algo novo? Esse negócio de "eu não sei fazer" não é bem uma justificativa para não começar. Qualquer habilidade precisa de algum tempo de prática para se desenvolver e aprimorar. Se você acha que não está bom, continue tentando... Pesquise sobre o assunto, peça a opinião de outras pessoas, procure a ajuda de um amigo. Não vai ser difícil perceber a evolução se você se dedicar.

Você sabia que para ser um leitor você não precisa comprar livros? As instituições de ensino, em geral, têm um bom acervo. Se você não estiver mais estudando, pode procurar uma biblioteca pública ou um amigo que goste de emprestar livros (eu gosto!). Nas redes sociais você pode encontrar grupos de leitores que trocam livros e livros viajantes, que você recebe de alguém e depois manda para outra pessoa, só paga o frete que, para livros, é baratinho. Falta de dinheiro não é desculpa para não ler, nem falta de interesse. Sobre o que você quer ler? Não precisa ser literatura. Comece com um assunto que te empolga e logo a leitura deixa de ser uma obrigação.

Existem muitas outras atividades, e é claro que estamos focando em atividades produtivas. Não se gasta muito sentado na frente da TV o dia todo, mas também não se ganha nada. Qual é a sua dica para passar o tempo sem mexer no bolso?

E se você tivesse dinheiro sobrando, o que faria?

0 comentários: