Ambiente Preparado

O "ambiente preparado" é uma expressão utilizada na educação infantil, especialmente na pedagogia científica de Maria Montessori. Significa um ambiente limpo, organizado, seguro e acessível. Na educação infantil, o objetivo é que este ambiente ajuda a criança a se desenvolver com autonomia e tranquilidade. Não é difícil perceber como o ambiente interfere no comportamento e na serenidade das crianças. Nos esforçamos para apresentar ambientes adequados aos pequenos, mas nos esquecemos o quanto o ambiente afeta às pessoas adultas.

Ficamos mergulhados na correria do dia a dia e minimizamos o quanto o ambiente afeta a produtividade, a ansiedade, e até mesmo a capacidade de relaxar. O ambiente acaba sendo negligenciado, junto com a alimentação, o sono, o ócio e todas as outras coisas que tornam as horas de produção realmente produtivas.

Cuidar do ambiente é cuidar da gente. "Ambiente preparado" é o que dá paz no coração para fazer todas as outras coisas, com a calma e a concentração necessárias. Não se trata apenas de limpar e organizar a bagunça.

As coisas que estão no ambiente precisam fazer sentido, e não apenas ocupar espaço. Aquilo que existe precisa ser funcional, isto é, atender ao objetivo. Se está sobrando, não é funcional. Se está quebrado, não é funcional. Se está improvisado, não é funcional.

Os objetos precisam estar acessíveis a quem vai usar. Quantas vezes você desistiu de fazer algo que queria fazer, só pelo trabalho que daria para pegar o material necessário, que você já tem, mas não está acessível? Acessibilidade parece um tema para pessoas com deficiência, mas às vezes as pessoas sem nenhuma deficiência se debilitam tornando as coisas mais difíceis para si.

O ambiente precisa conversar com o comportamento das pessoas. É mais fácil mudar o ambiente do que o comportamento. Se as roupas sujas acabam sempre se acumulando fora do cesto, talvez o cesto esteja no lugar errado.

Nem sempre temos total controle sobre o ambiente. Quem trabalha em escritório compartilhado ou mora com os pais, por exemplo, tem sérias limitações sobre mudanças no ambiente, mas sempre existe um espaço de individualidade - a sua mesa de trabalho, o seu quarto. Todo mundo tem o seu espaço para preparar, mesmo que seja só um cubículo. Que seja o melhor cubículo que ele pode ser.

0 comentários: