As últimas leituras de 2018

O último ano foi muito produtivo em minhas leituras, ainda mais considerando que eu não consegui ler quase nada entre maio e setembro, e mesmo assim terminei com 21 livros lidos. Foram 7225 páginas no ano, mantendo uma média de cerca de 20 páginas por dia, apesar do hiato. Eu consigo todos esses dados porque uso o Skoob para registrar as minhas leituras. Adicionando os livros que estou lendo e os que pretendo ler à meta de leitura anual, consigo um relatório bem legal do meu desempenho no final de cada ano.




Ficção
Robin Hood
A gente conhece a história, mas não conhece as histórias... Há muito mais camadas sob o famoso "bom ladrão", que rouba dos ricos para dar aos pobres. O livro "oficial" de Alexandre Dumas conta toda a história do herói, desde a sua adolescência até a morte, com flashbacks para a sua origem extraordinária. São muitas as histórias descritas no livro - aventura, estratégia, romance, habilidades incríveis e todo o estilo de vida dos homens da floresta e seus amigos. A edição que eu li é da coleção de Clássicos da Zahar, com capa dura, ilustrações e notas interessantes - disponível para empréstimo.

O Pequeno Príncipe
Me desafiei a uma releitura da clássica história que conheci quando criança, e odiei. Agora eu odeio menos, mas para ser sincera, ainda acho que é uma história meio boba com um monte de "filosofia" do tipo "aquilo que as pessoas querem ouvir". Desculpa, sociedade.

Coração de Tinta
O que aconteceria se tudo o que você lesse se materializasse no nosso mundo? Depende do que você lê... Esse é o primeiro livro de uma trilogia, em que um vilão sequestra o leitor com a língua encantada para que ele traga à existência algumas outras catástrofes fictícias. Enquanto isso, a sua família procura por ele por pequenos vilarejos italianos. Não é uma história para pensar, é para se envolver. Eu gostei muito desse livro e quero ler os próximos.

O Mundo de Sofia
Corrigindo uma falta da minha adolescência, finalmente li sobre a aventura de Sofia com o mundo da filosofia. A leitura introduz muito bem alguns dos principais nomes da filosfia antiga e moderna, intercalando com um mistério vivido por Sofia. Achei o final um pouco decepcionante, meio preguiçoso, mas a historinha serve bem para instigar a curiosidade e ajudar a levar adiante uma leitura que, para adolescentes, pode ser bem grande.

Não-ficção
Guia Politicamente Incorreto dos Presidentes da República
A minha edição vai até o governo Temer e, veja bem, não é exatamente um livro de história. Há muitas curiosidades, anedotas e a intenção de expor as figuras políticas em seus piores momentos, sem poupar ninguém. É claro que os momentos históricos acompanham, mas o que eu achei mais interessante sobre cada um foi a vida pregressa à presidência de cada um. Sobre o assunto presidenciais, recomendo mais ainda o podcast (que virou livro) Presidente da Semana, de Rodrigo Vizeu. Mas se você já ouviu/leu e gostou do Vizeu, vai curtir também essa leitura.

Uma Fé Pública
Essa foi a minha indicação no Clube do Livro, que trata do engajamento político dos cristãos na sociedade. A abordagem do autor começa explorando onde e como os cristãos têm falhado no seu ativismo social e termina mostrando como uma fé engajada pode fazer uma diferença relevante e colaborativa. Um trabalho muito bem feito a partir de palestras e artigos do autor revolvendo o assunto. Todos os textos foram bem editados para o formato de livro, em uma estrutura que faz sentido e facilita a compreensão.

Terceiro Setor e as Parcerias com a Administração Pública
Livro ruim, mal escrito e com um posicionamento que eu considero inadequado. É uma dissertação de mestrado que não foi preparada para se transformar em livro. Muita escrita acadêmica, muito texto desnecessário e, quanto à conclusão... não posso afirmar que o autor estava certo há quinze anos, mas hoje a sua conclusão pode ser vista como equivocada e preconceituosa. Melhor não perder tempo...

O Grande Livro do Bebê
Escrito por uma pediatra e lido por uma gestante. Algumas informações são realmente importantes, outras são desatualizadas e chegam a ser um desserviço - e o livro não é antigo, tá? A maior parte do conteúdo do livro pode ser assunto de uma boa consulta pediátrica, com um tratamento mais individualizado e contextualizado. Além disso, traz algumas listas de coisas que você "vai precisar" que não correspondem à realidade universal. Tem boas ilustrações de primeiros socorros, mas isso você também encontra na internet.

Inteligência Humilhada
A última leitura do ano também veio do Clube do Livro. Provavelmente a leitura mais densa e desafiadora do ano... Jonas Madureira fala sobre fé e razão a partir de uma fé pensante e uma razão orante. Equilibrado entre os extremos, ele coloca o leitor de joelhos sobre aquilo que não conhece, o que pensa que conhece e o que deveria conhecer. Preciso reler.

0 comentários: