Em 2020 a gente ouve podcasts

Quando tudo nessa internet era mato, os produtores de conteúdo escreviam em blogs como esse. A blogosfera ainda existe, mas a gente sabe que isso aqui já foi muito mais frequentado e badalado. Vieram os youtubers e os influencers digitais nas redes sociais - e muitas vezes todas essas personalidades eram diferentes interfaces da mesma pessoa, tanto é que o termo "blogueiro" continua sendo utilizado, até pra quem nunca teve um blogspot. 


Agora todo mundo ouve podcast. Não que essa mídia tenha surgido agora. Assim como o Youtube e outras mídias, tudo sempre esteve lá. A diferença é que agora o público está lá também. Consequentemente, muita gente está migrando para os podcasts e muita coisa legal tem surgido em áudio.

Eu ouço podcasts no carro ou quando me ocupo com tarefas domésticas, aquelas que a gente faz em piloto automático. Durante as férias, fizemos muitos quilômetros de carro e muitos deles foram ao som de podcasts. O legal do podcast em viagem é que rende muito assunto pra conversa no carro.

Nerds de política que somos, estamos maratonando o Presidente da Semana, um programa que apresenta uma pequena biografia de cada um dos presidentes do Brasil, com foco, é claro, no tempo de mandato. O último episódio foi lançado dia 30 de outubro de 2018, sobre o presidente eleito.

Ouço muitos podcasts de teologia, como o Baixo Clero, os programas da Glocal e do BTCast, um dos maiores podcasts do Brasil. Algumas igrejas disponibilizam o sermão de domingo em formato de podcast. Eu gosto da Igreja Red e A Casa da Rocha.

É claro que na minha lista também tem podcast sobre parentalidade. Tricô de Pais e Paizinho Virgula são os que eu mais tenho ouvido. Child of the Redwoods (em inglês) é de uma mãe homeschooler montessoriana, o primeiro que resolvi assistir e que me fez gostar desse tipo de mídia.

Sobre os mais variados assuntos, recentemente passei a ouvir e gostar do Mamilos, que por sinal é muito famoso, o podcast da Ana Soares, Moda pé no chão, que eu já maratonei; o podcast da TAG, um clube de leitura, e dois podcasts de notícias: Café da manhã e Durma com essa, porque é difícil acompanhar o que está acontecendo no mundo com um bebê em casa.

Confesso que a lista é curta porque essa mídia ainda é novidade pra mim, mas eu estou gostando muito mais dessa moda do que dos youtubers. Não tenho paciência pra ficar assistindo vídeo, mas ouvir podcast é diferente. Eu não gosto de ficar presa à tela, nem de pensar que estou perdendo alguma coisa porque não estou assistindo, só ouvindo o vídeo. O podcaster só me dá o que eu pedi: o áudio.

Você gosta de podcasts? O que você tem ouvido?

0 comentários: